COLETA SELETIVA

Primeiro trimestre fechou com mais de 133 toneladas de recicláveis

Destaque para o mês de março com 54.550 mil quilos de material destinado para a reciclagem

Publicado em: 16/04/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Primeiro trimestre fechou com mais de 133 toneladas de recicláveis

Material coletado é enviado para Ascamari, beneficiado cerca de 250 famílias, direta e indiretamente (Foto: Arquivo)

O município de Imperatriz finalizou o primeiro trimestre de 2024 com 133 mil e 196 quilos de materiais destinados para a reciclagem, destaque para o mês de março com 54.550 quilos, janeiro com 43.443 e fevereiro com 35.203. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16), pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), com participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).

“A coleta seletiva tem registrado importantes avanços em Imperatriz e a maior importância do projeto é a redução dos impactos ambientais. Só que além da parte sustentável, a coleta seletiva ajuda garantir um futuro seguro para as próximas gerações e também tem seu lado social, que é a geração de renda para as famílias dos agentes ambientais (catadores)”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

O projeto de coleta seletiva do município conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de cerca de 105 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. O material coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e direcionados para a Ascamari, na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

As atividades da coleta seletiva seguem o estabelecido pela Lei Ordinária, 1.743 de 2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.