COLETA SELETIVA

Quase 200 toneladas de recicláveis foram coletadas nos primeiros quatro meses de 2024

Destaque para março com 54.460 e abril com 52.594 quilos de materiais coletados

Publicado em: 13/05/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Além dos aspectos ambientais, a coleta seletiva também traz benefícios sociais e econômicos (Foto: Arquivo)

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), divulgou os números de resíduos coletados no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo dados da planilha de acompanhamento de resíduos de recicláveis do município, de janeiro a abril de 2024, foram 185 mil e 700 quilos de materiais recolhidos com destaque para os meses de março com 54.460 e abril com 52.594 quilos.

“Graças ao empenho do município e o engajamento da Ascamari e de parceiros, a coleta seletiva vem registrando importantes avanços em Imperatriz. Ao separar o lixo adequadamente, estamos evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos, preservando a biodiversidade e os ecossistemas. Além dos aspectos ambientais, a coleta seletiva também traz benefícios sociais e econômicos e através do trabalho de educação ambiental da Semmarh, promove a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade, estimulando as boas práticas em relação ao consumo e descarte dos materiais”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Executado desde 2017 pela Prefeitura, através da Semmarh, o projeto conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados, coleta de porta em porta e a participação de 105 parceiros, dentre os quais, empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Imperatriz também conta desde o início do segundo semestre desse ano com a parceria do Programa Novo Trilho, implantado através de parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A e o Banco de Resíduos WasteBank. O espaço para coleta de recicláveis funciona na Avenida 01, Quadra 33, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa.

Os recicláveis são coletados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana, que destina o material coletado para Ascamari, na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, onde cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica são beneficiadas, direta e indiretamente.