economia

SEDEC

Ação de intermediação de mão de obra é realizada pela Prefeitura

Objetivo é a inclusão de trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores

Publicado em: 05/04/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Ação de intermediação de mão de obra é realizada pela Prefeitura

Vagas de emprego serão captadas, também, para Pessoa com Deficiência (PcD). (Foto: Maira Soares)

De 5 a 8 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) desenvolverá ação de intermediação de mão de obra, por meio do Sine Municipal. Objetivo é gerar oportunidade para a inclusão de trabalhadores ao mercado de trabalho, por meio de captação de vagas de empregos junto aos empresários.

Sobre a ação, o secretário da Sedec, Wilson Filho, explica que “objetivo é a intermediação de mão-de-obra, colocando trabalhadores no mercado de trabalho, por vagas captadas junto a empregadores, diminuído o tempo de espera e a discrepância de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador”, concluiu.

Vagas de trabalho ofertadas pelo Sine Municipal, são disponibilizadas por empresas com requisitos específicos. O trabalhador que cumpre determinada exigência, seu currículo é encaminhado ao empregador que fará a seleção, para verificar qual trabalhador será entrevistado para a vaga.

A coordenadora do Sine Municipal, Camila Gomes, enfatiza o papel do órgão que trabalha em parceria com o Ministério Público. “Durante esses três dias, 5 a 8 de abril, nosso trabalho está voltado para captação de vagas de emprego para pessoas com e sem deficiência. Recebemos uma notificação do Ministério Público, para realização de parceria com o intuito de verificar se as empresas estão cumprindo as cotas para Pessoa com Deficiência (PcD). Temos o papel de fazer a inclusão do trabalhador no mercado de trabalho, dando-lhe oportunidades, para poder se sentir inserido no mercado de trabalho”, explica.

Empregadores podem receber a visita do Sine ou solicitar diretamente a vaga no órgão por meio de CNPJ, ou CPF e realizar seu cadastro. Sine Municipal está localizado na Rua Coriolano Milhomem, em frente à Praça Mané Garrincha, Centro. A coordenadora Camila, expõe como se dá o processo, após a vaga de trabalho disponibilizada pelo empregador. “Disponibilizada a vaga é colocado os requisitos e pedido um prazo para o empregador, para podermos buscar em nosso banco de dados pessoas que se identifiquem com a vaga, não havendo, fazemos sua divulgação  nas redes sociais da Prefeitura, para  receber novos currículos que serão encaminhados para o empregador.

A seleção do trabalhador para participar da entrevista é feita pelo empregador e na sequência segue com processo de seleção. Os encaminhados pelo Sine, que forem selecionados, o empregador precisará dar um feedback ao órgão que dará baixa no sistema, indicando que o trabalhador conseguiu determinada vaga.

As empresas são selecionadas através de um banco de dados fornecido pelo Ministério da Economia que fazem o seu cadastro através do CNPJ, onde consta o nome da empresa, endereço. “Nas visitas nós encaminhamos para as empresas e os perguntamos se podemos falar sobre o nosso projeto, para serem disponibilizadas algumas vagas de emprego. A empresa passará por uma pesquisa de campo de vagas de empregos e será preenchido um formulário de cadastro de vagas com a identificação do empregador”, conclui.

economia