economia

RECONHECIMENTO

Município de Imperatriz renova certificação e continua no Mapa do Turismo Brasileiro

O Conselho Municipal de Turismo também foi reconhecido pelo MTur

Publicado em: 01/07/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Imperatriz ganhou duas importantes certificações na área do turismo. (Foto: Edmara Silva)

O Município de Imperatriz continua no Mapa do Turismo Brasileiro edição 2024-2025, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo (MTur) visando segmentar os municípios brasileiros que usam o turismo como estrategia de desenvolvimento econômico.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Superintendência Municipal de Turismo.

“O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos interlocutores Estaduais do PRT, certifica que o Município de Imperatriz-MA integra o Mapa do Turismo Brasileiro registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Válido até 28 de junho de 2025”, diz certificado apresentado pela Sedec nesta segunda-feira.

O MTur e a Secretaria Nacional de Planejamento,  Sustentabilidade e Competitividade no Turismo e seus interlocutores, também emitiram certificado no qual reconheceram o Conselho Municipal de Turismo, outra importante conquista para o Município de Imperatriz dentro do planejamento estratégico do setor.

“Com alegria recebemos o certificado de que o Conselho de Turismo está devidamente registrado no sistema de informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Seguiremos juntamente com o trade turístico e demais conselheiros, buscando estratégias para desenvolvimento da atividade turística em Imperatriz”, afirmou o presidente do Conselho de Turismo, Wilson Filho.

Formalizado na gestão do prefeito Assis Ramos em consonância com as exigências e documentos previstos na legislação, o Conselho Municipal de Turismo vem cumprindo bem sua função na política de fomento ao turismo em interação com outros atores ligados ao setor.

O desenvolvimento das políticas vem fortalecendo o turismo em Imperatriz que é focado no turismo de negócios e eventos, servindo de base para o turismo regional e nacional.

O Mapa do Turismo

Conforme o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro tem a finalidade de identificar o potencial turístico e dos destinos consolidados de cada município, o que permite direcionar melhor as políticas públicas do setor.

Outra vantagem, segundo o MTur, é que o plano permite auxiliar no planejamento e gestão das atividades turísticas e com isso garante um desenvolvimento sustentável e equilibrado, além do estímulo do desenvolvimento econômico local com a geração de empregos e renda, valorização do patrimonio cultural, permite a priorização e otimização de recursos e ações municípios mais necessitados e o  monitoramento e avaliação das políticas de turismo.

economia