economia

Publicado em: 01/02/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Imperatriz fecha 2020 com saldo positivo para geração de emprego

Mesmo em um ano atípico, em que o comércio teve que fechar as portas por um período, geração de emprego em Imperatriz foi positiva (Foto: Patrícia Araújo)

A cidade de Imperatriz fechou o ano de 2020 com saldo positivo para geração de emprego. Dados são da Prefeitura de Imperatriz, levantados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, e levou em consideração os índices do mercado de trabalho dos últimos quatro anos.

O número de admissões cresceu o ano passado, com saldo de 18.188. Em 2017, o número foi de 16.808; 2018, 17.415 e 2019, 17.572.

O secretário da Sedec, Wilson Filho, destaca que mesmo num período difícil para a economia, até mesmo em cenário nacional e mundial, devido aos impactos da pandemia da Covid – 19, Imperatriz conseguiu se destacar quanto aos números do mercado de trabalho.

O saldo de empregos em Imperatriz de 2020, que é a soma do número de admissões e demissões, também apresenta resultado positivo, com 1.148 postos de trabalho. Em 2017, o saldo de emprego em Imperatriz foi de 411; enquanto 2018 teve-se 1.312 e 2019, com saldo negativo, menos 285.

“O resultado positivo é uma amostra das políticas de desenvolvimento para a cidade de Imperatriz, aplicadas desde o início da primeira gestão do prefeito Assis Ramos, em 2017. Nossa equipe tem trabalhado em projetos que contemplam desde o microempreendedor, até as grandes empresas”, comenta o secretário da Sedec, Wilson Filho.

Ainda em relação ao saldo de empregos em 2020, os números passam a crescer a partir do segundo semestre, com destaque para o mês de agosto, que gerou um resultado de 798 postos de trabalho.

"Se for olhar o impacto sobre o PIB ou sobre a massa de rendimentos das famílias no município de Imperatriz em 2020, que foi um ano atípico por causa da pandemia, mesmo assim o índice de emprego foi altíssimo. A Prefeitura de Imperatriz através, da Sedec e das demais secretarias, têm procurado ajudar todos que estão inseridos no comércio informal , proporcionando cursos e palestras", comenta Wilson.

economia