EMPODERAMENTO
Sedes promove roda de conversa alusiva ao mês das mulheres
Debate visa levar conhecimento às mulheres sobre direitos, garantias e valorização
Publicado em: 26/03/2019 por Francisco Lima
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu na tarde desta terça-feira, 26, uma roda de conversa sobre os direitos da mulher e o combate a violência doméstica. Evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social, Cras Cafeteira, com a participação da comunidade local e adjacências.
A secretária da Sedes, Janaina Ramos, enfatiza que momento visa mostrar para as mulheres a importância delas na sociedade, “neste mês celebramos a luta das mulheres por melhores condições de vida, trabalho e igualdade, porém, a valorização da mulher não deve ser lembrada apenas em data especial, mas todos os dias do ano”, disse.
Janaina aproveitou a oportunidade para alertar as convidadas sobre os órgãos de proteção à mulher em situação de violência doméstica. “A rede de enfrentamento a violência contra a mulher tem permitido que os equipamentos do Município facilita o encaminhamento dos casos para a justiça, acolhendo também as mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade”, esclareceu.
Para a dona de casa, Lenice de Sousa Pereira, 50, moradora da Vila Cafeteira, a ação é motivadora, vez que tira dúvidas sobre assuntos não abordados no cotidiano. “Evento motiva a gente a se cuidar, a não ficar calada, a ter posicionamento e atitude diante dos acontecimentos do dia a dia”, pontuou.
“O debate teve como objetivo promover os direitos da mulher na busca da igualdade de gênero e reprimir quaisquer discriminações” enfatizou a coordenadora do Cras Cafeteira, Wania Soares.
Programação contou ainda com a participação de assistente sociais, pedagogas e servidores dos órgãos envolvidos, além do apoio do Café Santa Clara e Banco de Alimentos. As mulheres foram recebidas com lanches, distribuição de brindes e palestra destacando o reconhecimento e a valorização da mulher na sociedade.
(Colaboração de Eliza Cardoso e Amanda Machado)