CHUVAS
Após fortes chuvas, Imperatriz intensifica ações de drenagem e limpeza
Mais de 200 bueiros foram limpos e desobstruídos, para facilitar o escoamento da água nas áreas urbanas
Publicado em: 09/12/2025 por ANA MARIA NASCIMENTO

Equipes municipais atuam na drenagem, limpeza e desobstrução de bueiros para reduzir riscos de alagamento. (Foto: Assessoria)
Em novembro, Imperatriz registrou fortes chuvas que demandaram ações rápidas de manutenção e limpeza em diversos pontos da cidade. Após o período de maior intensidade, o Município divulgou o balanço das atividades realizadas, com foco na drenagem urbana e na prevenção de alagamentos.
Entre os dias 19 e 22 de novembro, mais de 200 colaboradores foram mobilizados em uma operação integrada envolvendo equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SINFRA), Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLU), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRAN), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Superintendência de Iluminação Pública (SIP), Guarda Municipal (GMI) e Gabinete do Governo.
O superintendente da SUDEC, Evandro Abreu, avalia que a força-tarefa acelerou serviços que levariam mais tempo em condições normais. “A importância da ação emergencial foi para que a gente pudesse fazer uma integração maior entre as secretarias, superintendências, a gente dar uma vazão maior às demandas dessa questão das obstruções e desobstrução, desinterdição”.
Segundo o secretário da SINFRA, Vilmar Dantas, o trabalho segue ativo mesmo após o fim da operação emergencial. “Estamos realizando diversas frentes de serviço na cidade de Imperatriz, tanto atuando nas áreas de macrodrenagem em alguns riachos, como também executando várias frentes de drenagem profunda, que seria a implantação dos tubos de concreto. Por outro lado, estamos executando um trabalho de manutenção do sistema existente, como a desobstrução dessas redes principais e também das bocas de lobo”.
O secretário destaca que as ações se concentram principalmente na região central, onde foram identificadas falhas no sistema de captação. Muitas bocas de lobo estavam lacradas ou obstruídas, o que exigiu priorização da área.
Desde então, as equipes realizam varredura urbana, manutenção da rede pluvial e drenagem profunda. Cerca de 200 bueiros passaram por limpeza e desobstrução, reduzindo o risco de novos pontos de alagamento. As intervenções também ocorreram em canais e córregos com maior volume de água e resíduos, como no Riacho Capivara, seus afluentes e áreas ligadas ao Riacho Bacuri.
As frentes de trabalho contemplaram bairros como Cafeteira, Bacuri, Parque São José, Santa Inês, Morada do Sol, Parque Alvorada, Vilinha, Vila Ipiranga e Santa Rita.
O Município mantém monitoramento ativo dos pontos de risco, incluindo canais urbanos e o nível do Rio Tocantins, o que orienta futuras ações de infraestrutura. Com a continuidade do período chuvoso, equipes permanecem em campo com o objetivo de prevenir transtornos e garantir mais segurança à população.




