PERCURSO

Corrida do Fogo Simbólico abrirá Semana Pátria

Mais de 45 alunos atletas conduzirão tocha olímpica em percurso de cinco quilômetros

Publicado em: 30/08/2018 por Sara Ribeiro

Corrida do Fogo Simbólico abrirá Semana Pátria

Corrida do Fogo Simbólico abrirá Semana Pátria nesta sexta-feira (Foto: Arquivo)

Tradicionalmente a corrida do fogo simbólico marca a abertura oficial da Semana da Pátria, nesta sexta-feira, 31, em Imperatriz. Com saída da Escola Municipal Frei Paulo de Graymoor, Bacuri, às 16h, percurso será de, aproximadamente, 5,5 quilômetros, até a chegada em frente ao Palácio Renato Cortez Moreira, sede da Prefeitura. Solenidade oficial, com acendimento da Pira da Independência e hasteamento das bandeiras, ocorre às 17h.

Mais de 45 estudantes atletas farão o revezamento na condução da tocha olímpica. Profissionais de educação física, coordenação de eventos e servidores de apoio, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, darão toda logística e suporte no acompanhamento do percurso.

“Teremos equipe de apoio distribuindo água, mobilizamos a equipe de transporte para deslocamento e descanso dos atletas, bem como tudo que for necessário para que todo o evento da Semana da Pátria seja um sucesso, conforme o esperado“ – detalha o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

De acordo com a coordenação de eventos da Semed, para suporte da corrida, os pontos de parada ocorrerão nas Escolas Tiradentes, Santos Dumont, Santa Laura, Santo Inácio de Loyola, Giovanni Zanni e Frei Manoel Procópio.

“Ano passado a tocha saiu do polo Santa Rita. Esse ano o percurso foi elaborado a partir da localização das unidades de ensino do Polo Bacuri, tendo em vista que essa organização irá facilitar na logística, propiciando mais segurança para realização do evento”- explicou o coordenador de eventos, Edvan Nobre.

A semana da Pátria é um dos maiores eventos da Prefeitura e da Semed, e este ano traz como tema principal “Criança no mundo: A educação e a infância de mãos dadas”. Para os desfiles cívicos cada escola e as instituições participantes escolheram subtemas relacionados à ideia central para organizar suas apresentações na avenida.