FORMAÇÃO
VII Congresso Municipal de Educação inicia com grande adesão do público
Professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de magistério e gestores escolares terão dois dias de reflexão e imersão ao conhecimento
Publicado em: 26/10/2021 por Sara Ribeiro
O VII Congresso Municipal de Educação de Imperatriz foi iniciado nesta terça-feira (26), com grande aceitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Mais de mil pessoas marcaram presença no evento, que foi realizado de forma presencial (New Palace Eventos) e online, a fim de respeitar as medidas de segurança de enfrentamento à Covid-19.
Durante dois dias, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reúne professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de magistério e gestores escolares para imersão ao conhecimento, reflexão e aperfeiçoamento das práticas educacionais, após um longo período sem a promoção desse grande evento.
Evento tem transmissão ao vivo pelo canal da Semed em plataforma de streaming, com programação que contempla os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Em razão da pandemia, não realizamos o congresso antes. Agora, vemos o quanto os profissionais estavam ansiosos por esse momento tão rico em aprendizagem e compartilhamento de saberes com profissionais renomados e de outras regiões do país”, observou José Antonio Pereira, secretário de Educação.
Representando o prefeito Assis Ramos, o vice Alcemir Costa destacou os avanços da Educação, nos aspectos de estrutura física das escolas e recursos pedagógicos. “As escolas encontram-se completamente mudadas e com condições estruturais para garantir o processo de ensino e aprendizagem, tanto aos professores lecionarem, quanto aos alunos. Parabenizo a todos os envolvidos no evento, que possibilitaram que essa festa acontecesse”, elogiou ao declarar aberta a programação.
Jacilene Coelho de Brito Meireles, professora da Creche Raio de Sol, destaca que este “é um momento riquíssimo para refletir sobre as nossas práticas, para agregar saberes, ampliar visão e a didática do dia a dia. É um momento de muito crescimento para nós, professores do Município”.
Neste primeiro dia de evento, a palestra magna ficou por conta do professor doutor Max Haetinger, sobre “Os desafios da educação: reflexões, possibilidades e transformações no processo de ensino e aprendizagem”. Já o palestrante Amadeu Dourado, falou sobre “O lugar da literatura na formação docente e no trabalho na Educação Infantil”, e o professor da rede Geilson Reis apresentou ações do projeto “Meu Ambiente”. Evento contou ainda com apresentações culturais, ginástica laboral e exposição de práticas exitosas.