Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Palestra incentiva a conscientização e prevenção sobre o uso de drogas

Ação realizada na Escola Municipal Ipiranga visa combater o uso de substâncias ilícitas

Publicado em: 27/06/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Palestra incentiva a conscientização e prevenção sobre o uso de drogas

Evento trabalhou o tema “Conscientização sobre Drogas e Violência Doméstica: Construindo Relações Saudáveis” (Foto: Maira Soares)

No mês de Conscientização e Prevenção do Uso de Drogas, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou nesta segunda-feira (26), palestra educativa na Escola Municipal Ipiranga, localizada no bairro Ipiranga. A ação teve como objetivo principal auxiliar na prevenção e conscientização sobre o uso de drogas ilícitas.

A palestra, intitulada “Conscientização sobre Drogas e Violência Doméstica: Construindo Relações Saudáveis”, foi ministrada pela assistente social Andersonia Macedo, coordenadora do CRAM, e teve como público-alvo os alunos do 8º e 9º ano da instituição escolar. A atividade culminou com o Dia Internacional de Combate às Drogas.

A coordenadora do CRAM, explicou que o abuso de substâncias pode estar relacionado a um ciclo de violência, no qual o uso de drogas e a violência se alimentam mutuamente. Ela exemplificou dizendo que “uma pessoa que usa drogas pode apresentar maior propensão a comportamento violento, e essa violência, por sua vez, pode levar ao uso de drogas como mecanismo para lidar com a culpa, o estresse ou o trauma resultante”.

No entanto, Andersonia Macedo afirmou que nem todas as pessoas que fazem uso de drogas se tornam violentas, e nem todas as situações de violência doméstica são causadas pelo uso de substâncias. “A violência doméstica é um fenômeno complexo que envolve múltiplos fatores sociais, psicológicos e ambientais. O uso de drogas pode agravar essa situação, mas não é o único fator envolvido”.

Para lidar com a violência doméstica relacionada ao uso de drogas, é necessário abordar tanto o abuso de substâncias quanto os aspectos inerentes à dinâmica familiar. Isso inclui intervenções terapêuticas, tratamento para dependência química, apoio psicológico para os membros afetados da família, programas de prevenção e conscientização, além de medidas legais, como a aplicação de medidas protetivas e acesso a serviços de apoio às vítimas de violência doméstica, oferecidos pelo CRAM e a Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto.

Políticas públicas para a mulher