Cras Cafeteira recebe atendimento em oncologia

Publicado em: 10/08/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Cras Cafeteira recebe atendimento em oncologia

Ônibus oncológico permanece em frente ao Cras Cafeteira até o dia 17 (Foto: Assessoria)

Dando continuidade às ações de prevenção e combate ao câncer, a Prefeitura de Imperatriz, está realizando atendimentos oncológicos no Centro de Referencia de Assistência Social, Cras Cafeteira, Avenida Liberdade, 46, Vila Ipiranga. As atividades tiveram início dia 06 e vão até o dia 17, através de parceria das secretarias municipais de Saúde, Semus; e Desenvolvimento Social, Sedes.

“A parceria entre as duas pastas reforça o trabalho da Prefeitura, em levar atendimentos sociais e de saúde a todos os bairros e povoados da cidade. Essas ações fazem parte das principais políticas públicas do governo Assis Ramos”, destacou Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.

Nesta primeira semana foram atendidas 150 pessoas entre homens e mulheres, devendo chegar 300 atendimentos até o dia 17.  Os serviços ofertados são: exame preventivo do câncer de colo uterino, Papanicolau; consultas de pele; PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico; e mamografia.

Wania Soares Lima, coordenadora do Cras Cafeteira, aproveitou para destacar a importância da prevenção. “É importante que homens e mulheres, a partir dos 40 anos, façam seus exames preventivos porque o quanto antes for diagnosticado mais fácil pode vir a ser curado”, disse Wania Soares.

A dona de casa Raimunda Oliveira Alves, 55, moradora da Vila Zenira, aproveitou a presença da unidade móvel para fazer os exames de mamografia e Papanicolau. “A vinda do ônibus aqui pro Cras foi uma ótima oportunidade para mim e outras donas de casa da região fazerem os exames necessários”, falou Raimunda Oliveira.

Para receber atendimento o usuário faz um cadastro rápido no próprio ônibus. Quem vai fazer mamografia precisa levar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde, SUS.