CAPACITAÇÃO

SAMU Regional Imperatriz ganha Grupo de Elite, Emergência e Resgate de vítimas de acidentes

O grupo é composto por 18 profissionais do SAMU e está pronto para ocorrências de acidentes em condições difíceis.

Publicado em: 26/08/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Profissional do SAMU inicia resgate de vítima com utilização de técnicas de rapel na Ponte Dom Afonso Gregory. (Foto: Patrícia Araújo)

Capacitar servidores para atender melhor a população tem sido uma marca da gestão do prefeito Assis Ramos, que acaba de entrar para a história da cidade com a criação do Grupo de Elite, Emergência e Resgate, GREES, composto por socorristas do SAMU. O grupo foi criado após treinamento ministrado pelo Grupamento de Bombeiros Civis sobre resgate de pacientes em locais de difícil acesso realizado durante todo o domingo,25, na Ponte Dom Afonso Felipe Gregory, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

“Este curso é inédito, mostra o compromisso da gestão do nosso prefeito Assis Ramos com a capacitação dos nossos servidores, inclusive nesta semana também realizamos a capacitação dos outros servidores no Humaniza Saúde, mas esta capacitação é importantíssima para melhorarmos o atendimento e aumentar a possibilidade de salvar vidas das pessoas atendidas pelo SAMU”, concluiu o secretário de saúde, Alair Firmiano que esteve presente e ainda participou do treinamento ao fazer um rapel na ponte.

O coordenador geral do SAMU Regional, Alexsandro Freitas disse que a criação do grupo de elite é um marco na história da cidade e vai possibilitar a ampliação do atendimento da instituição numa área antes feita por outras instituições.

“Apesar de resgate de emergência ser feito por equipes de segurança bombeiro e polícia, mas o SAMU a partir de hoje cria um grupo de elite, também, nesse sentido para atender em qualquer situação que a vítima esteja, seja ela em um precipício, seja ela dentro da água ou num espaço confinado”, anuncio Alexsandro Freitas.

O treinamento consistiu em etapas nas quais os participantes aprenderam sobre amarrações e nós com a utilização de cabo solteiro, uma espécie de corda de 6 metros que suporta até 2.500 kg, descida em rapel da ponte, uso da prancha para imobilizar paciente e resgate em espaço confinado e subida em local de difícil acesso. Na oportunidade, os participantes simularam socorro de paciente em abismo com a remoção deste numa escada humana pelas ribanceiras até a ambulância.

O subcomandante institucional do Bombeiro Civil Ronny Franco fez questão de enaltecer a parceria firmada entre a corporação e a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde que possibilitou a capacitação.  Além dos socorristas, os bombeiros, também, ganham com a parceria, sendo ele em razão da troca de conhecimentos.

“Nosso objetivo é melhorar o atendimento e, também, nosso perfil como bombeiro civil porque nossos conhecimentos vão se aprimorando no dia-a-dia”, ressaltou acrescentando que os bombeiros civis estão aptos para ministrar cursos de resgate em outras áreas como resgate em áreas remotas, produtos perigosos e animais peçonhentos.

Técnico e socorrista do SAMU há dez anos, Francisco Wilson Sousa Silva se mostrou feliz em coordenar o curso que reúne profissionais do SAMU escolhidos de forma criteriosa. Ele destacou que a capacitação será importante no trabalho do SAMU em benefício da população.O treinamento teve a duração de todo o dia para simular um grande acidente com vítimas, situação que pode ocorrer num hipotético acidente de avião, por exemplo.

“O curso foi durante todo o dia porquê muitas vezes pode acontecer de você estar num treinamento ou numa realidade e ter de passar o dia todinho. Se preciso, a equipe está preparada para passar um dia inteiro ou dois, o importante é salvar vidas”, observou Francisco Wilson.

O cronograma com atividades puxadas não preocupa os participantes, ao contrário cria uma grande expectativa entre eles sobre o trabalho a partir de agora.

“Para mim é um privilégio, aceitei o convite de um dos instrutores e como já trabalho na área de saúde decidi vir. Com uma capacitação desta a gente pode melhorar o atendimento, os conhecimentos e ainda repassar as informações para os colegas de trabalho”, disse atendente Thamires Conceição de Sousa.

Já a técnica em saúde, Cristiane de Oliveira Santos, avaliou o estudo como de grande relevância para sua formação profissional e para a população. “Estou preparada para passar o dia todo aqui porquê serão conhecimentos que valem a pena tanto para mim enquanto profissional quando para melhor atender a população”, frisou.