CAPACITAÇÃO

Servidores da Saúde do município tem segundo dia de curso sobre Humanização do SUS

Evento corre entre os dias 26 e 30 de agosto para os servidores da saúde municipal

Publicado em: 27/08/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Servidores da Saúde do município  tem segundo dia  de curso sobre Humanização do SUS

A I Semana de Capacitação em Humanização na Saúde acontece durante toda esta semana (Foto: Patrícia Araújo)

Dando continuidade à programação da I Semana de Capacitação em Humanização na Saúde - Meu Lugar no SUS - os servidores da saúde da Prefeitura de Imperatriz estiveram reunidos, nesta terça-feira, 27, no auditório da Faculdade Pitágoras. O curso teve início na segunda-feira, 26, e vai até a próxima sexta-feira, 30. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

A capacitação, que é destinada aos servidores da saúde municipal de Imperatriz vai continuar após esta semana, seja de forma mais reservada nas unidades de trabalho, ou em outros momentos como este, para que todas as pessoas que trabalham no Sistema Único de Saúde de Imperatriz sejam contempladas.

Para a secretária adjunta de saúde, Mariana Jales, que na ocasião esteve representando o secretário Alair Firmiano, iniciar essas capacitações de forma mais sistemática mostram o compromisso da gestão municipal com o atendimento da população. “Por isso resolvemos fazer essa capacitação mais ampla para todos os funcionários da saúde. É por meio dessa capacitação que os funcionários vão aprender a fazer um atendimento cada vez melhor, desde a chegada dos pacientes na porta de entrada dos hospitais, até o atendimento nos postos de saúde, e nos demais locais em que trabalham”, comenta.

Já a Maria Iracema, que trabalha há mais de dez anos em Unidades de Saúde de Imperatriz e atualmente atende na Vila Cafeteira, fica muito feliz em poder aprender sobre o SUS e mais especialmente sobre atendimento ao público, no que tange à humanização. “Esse curso vai ser de muita utilidade, pois vai para trazer informações que estamos precisando”, conta.

Com a palestra “Quem sou Eu no Sistema Único de Saúde (?), Valorizando o Trabalhador e o Trabalho no SUS como Melhor Espaço de Acolhimento/Atendimento”, Marlene Lima, diretora da Unidade Regional de Saúde em Imperatriz, aborda a importância de trabalhar o atendimento humanizado. “Então eu pretendo, nesse momento, proporcionar reflexão e perguntas, de modo que as pessoas possam se perceber como funcionários do SUS e, principalmente, como funcionários de todos”.

Durante a tarde desta terça-feira,27, também foram desenvolvidas as palestras "Humanização no Atendimento às gestantes" e "Recepção Humanizada".