CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro Amarelo vai discutir prevenção ao suicídio em Imperatriz

Atividades terão foco na prevenção ao suicídio

Publicado em: 26/08/2019 por Regilson Borges

Setembro Amarelo vai discutir prevenção ao suicídio em Imperatriz

A rede de saúde mental de Imperatriz tem uma vasta programação em alusão ao Setembro Amarelo (Foto: Edmara Silva)

Na próxima semana a Prefeitura de Imperatriz inicia uma vasta programação em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio. As atividades são organizadas pela coordenação municipal da Saúde Mental, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e vai ser realizada durante todo o mês de setembro.

O objetivo é chamar a atenção sobre o assunto e educar a população para os cuidados com a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, casos de suicídio podem ser evitados e o trabalho de prevenção é essencial nessas situações.

"Chamar atenção para a prevenção ao suicídio é muito importante. Ações como a iluminação de prédios, monumentos, roupas, passeios, caminhadas ou o uso do laço, todos na cor amarela, contribuem para acender o sinal de alerta para a questão do suicídio e conceder visibilidade à temática"; explicou Kátia Carvalho, coordenadora da Saúde Mental.

Buscar informações é uma dica muito valiosa. Em Imperatriz, o psicólogo está presente em diversos locais da administração pública como na Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, e a Secretaria de Educação, Semed. Para a população pode procurar os CAPs como alternativa para quem deseja tratamento.

Os Caps em Imperatriz ofertam atendimento gratuito para todas as pessoas que precisam cuidar da saúde mental. Lá estão presentes psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, farmacêutico, fonoaudiólogo, cuidador, pedagogo, médico psiquiátrico e clínico geral, enfermeiro, oficineiro, cozinheira e higienizador.

ABERTURA

A abertura do Setembro Amarelo, em Imperatriz, acontece no dia 2 de setembro, no Ambulatório de Saúde Mental, às 9h. O Ambulatório fica localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro da cidade. Toda programação, para o mês de setembro, será apresentada para os presentes.