Alunos serão multiplicadores de ações preventivas entre jovens

Dinâmicas de autoconhecimento, debate, atividade em grupo e oficinas fizeram parte da formação.

Publicado em: 04/10/2017 por Sara Ribeiro

Alunos serão multiplicadores de ações preventivas entre jovens

Formação para adolescentes multiplicadores da Escola Moreira Neto, Lagoa Verde (Foto: Sara Ribeiro)

Aproximadamente 35 alunos da rede municipal de ensino, participaram de formação para adolescentes multiplicadores, na manhã dessa terça-feira, 03, na Escola Moreira Neto, Lagoa Verde. Promovido pelo Setor de Saúde e Prevenção nas Escolas, da Secretaria de Educação, o encontro prepara os estudantes para desenvolver ações de prevenção entre seus pares, orientações sobre gênero, mudanças de atitudes e diversidade.

Inicialmente participam do projeto sete escolas da zona rural: Afonso Pena, Manoel Ribeiro, Marcionilia Gomes, Moreira Neto, Nossa Senhora da Conceição, Senhor Jesus e Vital Brasil. De cada escola foram escolhidos cinco alunos. Com participação em dinâmicas de autoconhecimento, debate, atividade em grupo e oficinas, os multiplicadores serão responsáveis por disseminar o aprendizado no ambiente escolar.

“São propostas pedagógicas que favorecem a identificação de diversidades, visamos desconstruir expressões e conceitos, além de ampliar o olhar desse público, para uma visão mais sociocultural” – observou a coordenadora do programa, Valdina Aguiar.

De acordo com Antonia Márcia Meireles, uma das condutoras da formação, é um trabalho satisfatório, que ajuda a construir uma juventude mais consciente, consigo mesmo e com o outro. “Estamos contribuindo para formação de jovens protagonistas, para transmitir informações construtivas a partir da linguagem e do jeito próprio deles”, ressaltou.