QUALIFICAÇÃO

Mais de 200 profissionais participam de formação continuada na UAB

Publicado em: 25/09/2018 por Sara Ribeiro

Base Nacional Curricular é discutida entre professores dos anos finais

Formação continuada aborda o tema “BNCC, e Ensino Fundamental: uma discussão necessária” (Foto: Sara Ribeiro)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realiza nesta terça-feira, 25, até a próxima sexta-feira, 28, formação continuada para professores da rede pública de ensino. Com tema, “Base Nacional Comum Curricular, BNCC, e Ensino Fundamental: uma discussão necessária”, encontro acontece à tarde, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, Bairro União.

Professores das áreas do componente curricular, como língua portuguesa, matemática, ensino religioso, história, geografia, educação física, arte e ciências, ao todo, 225 professores dos anos finais, participam desse momento de qualificação. Outros 200 profissionais dos anos iniciais, de 1º ao 5º ano, já passaram pelo processo, de 18 a 21 de setembro.

De acordo com a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Maria Elinete Gonçalves, o estudo e discussão do documento é passo fundamental. “Serve para que professores e gestores escolares adquiram embasamento para o processo de elaboração ou reelaboração dos currículos dos sistemas e instituições de ensino” – destacou.

A formação ocorre em dois momentos. Iniciado pelo estudo do documento de forma individualizada, foi disponibilizado nas escolas link para download da BNCC. Os professores utilizaram o horário destinado às atividades extraclasse para aprofundar-se no assunto, ainda no início do mês de setembro. A segunda etapa ocorre com as formações presenciais e coletivas.

Marcia Helena Brandão, professora da Escola Municipal Manuel Ribeiro, no povoado Centro Novo, destaca a importância da BNCC para formação igualitária dos alunos. “Essa nova proposta permite que estudantes do país inteiro tenham o mesmo currículo de ensino, além de permitir com formação pedagógica práticas coerentes, um novo direcionamento e olhar para o planejamento em sala de aula”, destacou.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.