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Programa de Correção de Fluxo Escolar vai beneficiar 200 alunos

Publicado em: 21/03/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Programa de Correção de Fluxo Escolar vai beneficiar 200 alunos

Projeto será desenvolvido em 18 escolas da Rede Municipal (Foto: Linair Sousa Soares)

Para solucionar o problema da defasagem idade-ano escolar, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa de Correção de Fluxo para encaminhar os alunos aos anos compatíveis à sua idade cronológica, com metodologias diferenciadas. Na semana passada, teve início a capacitação dos professores que irão ministrar as aulas.

De acordo com Josenildo Ferreira, secretário municipal de educação, o programa vai beneficiar 200 estudantes dos anos iniciais, em 18 turmas especiais. “Essa iniciativa está contemplada no Plano Municipal de Educação (PME), que prevê o acompanhamento de alunos com defasagem, onde o objetivo é possibilitar aos que tem histórico de reprovação, processos de ensino e de aprendizagem que se propõem a desbloquear as emoções negativas em relação à escola e à aprendizagem”, destacou.

Segundo ele, a iniciativa busca ajudar a superar traumas decorrentes de sucessivos fracassos vivenciados pelos estudantes, fortalecer a autoestima, permitindo-lhes visualizar uma autoimagem positiva, desenvolver habilidades básicas de leitura e de raciocínio matemático que lhes garantam a continuidade de estudos e possibilitar o domínio de conteúdos essenciais à progressão em sua escolarização.

Francisca Rita Barroso, coordenadora do programa, explica que a metodologia de ensino é baseada na formação de turmas entre 15 e 20 estudantes, e, no uso de materiais como jogos. “Primeiro mapeamos as escolas com o maior número de alunos nesse perfil, fizemos a sensibilização com os gestores sobre a proposta, selecionamos os professores que já atuam nos anos iniciais e realizamos o diagnóstico com a turma”, explicou.

Segundo ela, no período em que estiver matriculado na turma, o aluno vivencia situações e emoções positivas, em contexto de aprendizagens reais, que lhes possibilitam avançar em até quatro anos de escolarização. Durante todo o ano será feito o acompanhamento dos educadores, para orientá-los na produção do material pedagógico.

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