SINFRA

Publicado em: 28/04/2017 por William Castro

Secretaria de Infraestrutura

60% do trânsito da cidade já rodam sem buracos

Prefeito Assis Ramos e o vice Alex Rocha vistoriam obras de tapa-buracos na Rua 16, no Parque do Buriti (Foto: Sidney Rodrigues)

De cada 10 quilômetros rodados por carros, motocicletas e bicicletas nas ruas de Imperatriz, pelo menos 6kms já são feitos em ruas sem buracos, recuperadas pela Operação Tapa-buracos da Secretaria Municipal da Infraestrutura. Isso não significa dizer que mais da metade da malha viária da cidade já foi recuperada, mas sim que as ruas de maior demanda, principalmente os corredores em todos os sentidos, já estão sendo finalizados. Com o aumento das equipes da Sinfra e com a ampliação das frentes de trabalho noturnas (que rendem mais do que de dia), a previsão é de que daqui a 75 dias não se tenham mais vestígios da destruição que se viram da passagem de ano para cá.

São quatro frentes de serviços durante o dia e três à noite. A partir da próxima semana serão quatro de dia e quatro à noite. "Concluímos o Centrão, compreendido pelas ruas e avenidas delimitadas pelas João Lisboa, Aquiles Lisboa, BR 010 é XV de Novembro, dentro do que prevíamos. Agora estamos atacando todas as vias entre a João Lisboa e a Bernardo Sayão que deverão estar finalizadas em 30 dias. Ao mesmo tempo estamos praticamente em todos os bairros, de tal forma que, até o final de junho, essa missão estará cumprida" - assegura o secretário Francisco de Assis Pinheiro.

As equipes da noite finalizam nas próximas horas a Rua Piauí, da São Pedro à Bernardo Sayão, e imediatamente vão recuperar as ruas Pernambuco e Paraíba, da Henrique Dias à Industrial. As demais que ficam no mesmos sentido e direções serão feitas simultaneamente.

A marginal da BR 010 que vai no sentido Brasília-Belém já está bem perto de ficar pronta e a do sentido contrário, do 50 BIS ao DNER, também trabalhada somente à noite, amanhecerá pronta no dia 8 de maio.

Das cinco equipes diurnas, uma está no Grande Santa Rita, onde já recuperou a Avenida Industrial e agora trabalha nas Petrônio Portela, Caique e JK; a segunda equipe atua na Vila Nova, fazendo a dom Marcelino e a Tancredo neves; a terceira equipe está no Parque do Buriti, com a Rua XVI já praticamente pronta, devendo mudar hoje, 26, para a Rafael Almeida; a quarta equipe está no Maranhão Novo, ja na Mário Andreazza, para, em seguida, fazer a Dom Cesário, e a quinta equipe está no Conjunto Vitória, recuperando a Pista Central.

Segundo o secretário da Sinfra, o prefeito Assis Ramos tem acompanhado "de corpo presente" os serviços, "inclusive vendo à noite e durante a madrugada o desempenho das equipes noturnas. Ele exige celeridade e qualidade, mas está inteirado de que o volume de trabalho é muito grande, porque tínhamos toda a cidade com o asfalto destruído e tivemos que perder tempo em busca de uma saída legal para essa operação, de vez que não tínhamos esse serviço sequer licitado"- lembra Francisco Pinheiro.

Prefeito vistoria obras do tapa-buracos

Operação teve início em março e avança por toda a cidade

No Parque do Buriti, as obras de recuperação das ruas começaram na quarta-feira (26). O prefeito Assis Ramos e o vice Alex Rocha vistoriaram os serviços de revitalização da Rua 16, via de intenso fluxo de veículos que interliga a Dom Pedro II à João Pessoa. O município tem acompanhado o andamento das ações de drenagem, pavimentação e limpeza nos bairros.

No Conjunto Vitória, Assis também vistoriou o início da recuperação da Avenida Castelo Branco, uma das principais entradas do residencial, outros bairros e à cidade de Davinópolis. Ele observou que o intenso período chuvoso provocou grandes estragos na fragilizada e envelhecida camada de asfalto e nas galerias de rede pluvial em vários pontos de Imperatriz, sendo necessário viabilizar recursos para executar obras de recapeamento.

“Aos poucos vamos chegando a todos os bairros”, declarou o prefeito, que determinou ao secretário de Infraestrutura, Francisco de Assis Pinheiro, que sejam formadas mais equipes de tapa-buracos para agilizar os trabalhos, visando melhorar o tráfego de veículos e a mobilidade urbana.

A Sinfra também começou, no último dia 25, as obras de tapa-buracos e a recuperação da Rua Dom Marcelino, no Vila Nova. “Temos avançado bastante, desde que iniciamos, em março, essa grande operação de recuperação”, afirmou o secretário.