MELHORIAS

Avança aprofundamento da calha do riacho Cacau no Parque Alvorada

Ação visa reduzir os impactos de alagamentos provocados pelas fortes chuvas no bairro

Publicado em: 11/02/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Avança aprofundamento da calha do riacho Cacau no Parque Alvorada

Máquina retroescavadeira hidráulica aprofunda e alarga calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II. (Foto: Gil Carvalho)

Avança o trabalho de aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II. Essa é mais uma das medidas para aumentar a vazão d’água e reduzir os impactos de alagamentos provocados pelas fortes chuvas no bairro. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio das secretarias de Infraestrutura e de Limpeza Urbana.

Para aumentar a vazão do leito do riacho, Prefeitura utiliza ainda retroescavadeira hidráulica que faz o alargamento das margens e a retirada de terra acumulada no canal, para facilitar o escoamento de águas pluviais.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, a iniciativa integra o Programa de Combate às Enchentes executado na gestão do prefeito Assis Ramos que inclui a construção de pontes de concreto nos bairros; redes de drenagens profunda [mais de 1.300 metros no Parque Alvorada]; limpeza, desobstrução e remoção de entulhos dos canais e o aprofundamento dos leitos de riachos e córregos que passam pelos bairros de Imperatriz.

“Temos feito uma verdadeira ‘força-tarefa’ em parceria com a Defesa Civil, que realizou os levantamentos dos pontos críticos dos riachos que necessitavam de intervenções para aprofundamento e alargamento das calhas, e aumento da vazão d’água na tentativa de diminuir enchentes nestes locais”, assinalou.

Vila Ipiranga

Ele listou ainda a construção da ponte de concreto da Avenida Liberdade, na Vila Ipiranga, como parte do Programa de Combate às Enchentes, da Prefeitura de Imperatriz. “É importante essa obra para aumentar a vazão, pois substitui bueiros antigos que dificultavam a passagem de grande volume d’água do riacho Capivara naquela região”, concluiu.