VILA REDENÇÃO/IPIRANGA

Máquinas retroescavadeiras aprofundam calhas dos riachos Bacuri e Capivara

Medidas foram intensificadas para reduzir pontos de alagamentos nos bairros

Publicado em: 29/01/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Máquinas retroescavadeiras aprofundam calhas dos riachos Bacuri e Capivara

Máquina retroescavadeira avança no aprofundamento da calha do riacho Bacuri, na Vila Redenção I (Foto: Gil Carvalho)

Equipes das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, da Prefeitura de Imperatriz, intensificaram nesta semana trabalho de aprofundamento das calhas dos riachos Bacuri, na Vila Redenção, e Capivara, na Vila Ipiranga. É mais uma medida que visa reduzir pontos de alagamentos e transtornos à comunidade dos bairros.

O aprofundamento, limpeza e remoção de entulhos aumentam a vazão d’água dos riachos e melhora o escoamento de água das chuvas, evitando transbordamentos e enchentes nos bairros de Imperatriz. Porém, a impermeabilização do solo e a ocupação irregular de imóveis construídos há décadas dificulta, em alguns canais dos riachos, o fluxo normal da água.

O secretário Zigomar Filho, da Infraestrutura, diz que esse trabalho é imprescindível pra prevenir ou minimizar os impactos de enchentes e alagamentos.

“Prefeito Assis Ramos determinou, desde o ano passado, a concentração de esforços para, preventivamente, minimizar os impactos das chuvas com essas ações de limpeza, desobstrução e aprofundamento das calhas dos riachos que cortam os bairros de Imperatriz”, disse.

Segundo ele, a Prefeitura concluirá neste começo do mês de fevereiro a pavimentação asfáltica da rampa de aproximação da ponte de concreto da Avenida Liberdade, substituindo antigos bueiros que dificultavam o fluxo d’água durante o período de chuva forte provocando alagamentos na Vila Ipiranga.

“Foram construídas duas pontes de concreto – Rua 5 e Avenida Liberdade --, desentupimento e limpeza das bocas de lobo e aprofundamento da calha do riacho Capivara para minimizar os efeitos das chuvas fortes”, ressalta o secretário Zigomar Filho, que também vistoriou o andamento dos serviços executados no riacho Bacuri, na Vila Redenção I.