COMPROMISSO

Plano Emergencial de Recuperação de Vias foi apresentado pela Sinfra na Câmara Municipal

Oportunidade surgiu para explicar as ações em andamento, promovidas pela Prefeitura

Publicado em: 14/05/2024 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Secretário de Infraestrutura, Demósthenes Lima, na Tribuna Freitas Filho (Foto: Edmara Silva)

A sessão ordinária desta terça-feira (14), da Câmara Municipal de Imperatriz recebeu o titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Demósthenes Lima, para dialogar com os parlamentares sobre os diversos serviços promovidos na malha viária. O Plano Emergencial de Recuperação de Vias foi apresentado minuciosamente aos vereadores, além de prestar contas com os atuais trabalhos em andamento. As outras ações da pasta também foram discutidas.

Demósthenes destacou as várias frentes de serviço que atuam na recuperação da malha asfáltica, especialmente no eixo centro-entroncamento, que vem sendo a prioridade de atividades das últimas semanas, estratégia que já possibilitou a distribuição das equipes para bairros como a Vila Nova, Bacuri, Santa Rita e Parque Alvorada.

O Plano Emergencial apresentado na casa de leis dividiu a cidade em quatro grandes regiões, eixos, que foram analisados pela equipe técnica e planejou intervenções essenciais a serem promovidas pela Sinfra. Demósthenes apontou que a pasta já está atuando na captação de recursos e de parcerias para atender as demandas mais importantes de todos os eixos. Logo, em seguida, o Engenheiro sanou as dúvidas apresentadas pelos integrantes do Poder Legislativo Municipal.

As obras do Novo Programa de Aceleração de Crescimento, do Governo Federal, também estiveram no leque de pautas dialogadas. O pacote de obras que contemplará as vias da Grande Região do Vila Nova, está em processo licitatório, de estágio avançado, sob operação e responsabilidade da Comissão Permanente de Licitação. Assim que concluída, a Sinfra já está pronta para articular o início das obras que irá melhorar o saneamento básico e a malha viária da região.

Os serviços de Limpeza e Iluminação Pública também foram abordados no encontro. Além dos serviços do cata-treco, as equipes de limpeza também foram apontadas pelo secretário, atuando em espaços públicos, trabalhando junto com a Secretaria de Meio Ambiente e mantendo a cidade limpa. Nisso, as equipes também vêm atuando na prevenção de pontas de lixo e no descarte correto de resíduos sólidos.

A Vila Jackson Lago foi exposta como uma das frentes de serviço das equipes de Iluminação Pública. A região, além de estar sendo contemplada com os serviços de terraplenagem, recebeu uma nova rede de iluminação pública na Avenida Nicolau Dino, a principal via do bairro, e já está trabalhando nas adjacências. Nisso, a manutenção vem sendo promovida em toda a cidade e a Sinfra já atua para corrigir pontos da Rodovia Bernardo Sayão, junto à empresa concessionária.

Demósthenes destaca que a oportunidade foi “importante para prestar contas não apenas aos legisladores municipais, mas para toda a população de que o nosso trabalho continua, com várias frentes de serviço. Claro que há desafios pela frente, mas estamos atuando para continuar melhorando as ruas, levando serviços de limpeza e iluminação. E é importante confirmar que continuo à disposição dos vereadores, como já recebi alguns nomes e continuarei aberto a novas visitas e parcerias”, destaca.