PERÍODO CHUVOSO

Prefeitura apresenta plano de ação para o período chuvoso

Projeto traz a divisão de 10 setores para execução de ações no período de inverno em 2021 e 2022

Publicado em: 09/11/2021 por Islene Lima

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura apresenta plano de ação para o período chuvoso

Manutenção de drenagem (boca de lobo) na Avenida Bernardo Sayão (Foto: Gil Carvalho)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Superintendências de Proteção e Defesa Civil e de Limpeza Pública (SLP), apresentou o planejamento de execução das ações para o período chuvoso compreendido entre 2021 e 2022.

De acordo com o prefeito Assis Ramos, o plano consiste na organização e divisão de 10 setores onde cada departamento estará em execução direta neste período, prestando todos os serviços necessários para a população, com ações que já vinham sendo realizadas no decorrer do ano.

Em entrevista, o prefeito Assis Ramos destaca que “este ano o período chuvoso chegou mais cedo, mas o Município já tinha elaborado o plano de ação de trabalho para o inverno. A gente aguardava chuvas para o mês de dezembro, ou final de novembro, mas chegaram ainda em setembro”, disse.

Ele pontua que o “plano está sendo colocado em ação, com vários tipos serviços que foram intensificados em bairros e povoados da zona rural de Imperatriz”. “A limpeza dos riachos tem sido feita de maneira constante, mas agora foi intensificada”, completa.

A execução das ações foram divididas em 10 regiões, como grande Vila Lobão, Vila Cafeteira, Bacuri, Santa Rita, Vila Vitória, grande Vila Nova, Centro, Vilinha, Vila Fiquene e em povoados da zona rural.

O secretário de infraestrutura, Zigomar Filho, explica que o setor está com 12 equipes, com 160 trabalhadores para a execução da operação tapa-buracos; limpeza de riachos; sistema de drenagem profunda; passagem molhada; hidrojato e construção de pontes.

O plano de contingência visa organizar, agilizar e facilitar as ações necessárias ao período chuvoso, que geralmente envolvem diversos órgãos responsáveis que buscam o planejamento e apoio a população em caso de situações emergenciais, ocasionadas pelas fortes chuvas.

Assis ressalta ainda que a Prefeitura realiza, desde o ano passado, serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo utilizando caminhões hidrojato que agilizam o trabalho das equipes e evita pontos de alagamentos em diversas vias da cidade. Além disso, ele ressalta que o serviço de tapa-buracos tem sido feito para conservação de ruas e avenidas. “O ideal é que fizéssemos o recapeamento asfáltico, como fizemos em algumas avenidas e ruas, mas o tapa-buracos deve priorizar a recuperação dos corredores (ruas e avenidas) de maior tráfego de veículos nos bairros de Imperatriz”, concluiu.

Colaboração: Gil Carvalho