TRAVESSIA URBANA

Reunião define para o próximo dia 25 liberação do trânsito nas novas pontes sobre o riacho Cacau

Primeiro trecho da obra da travessia urbana desafogará trânsito nas marginais da rodovia

Publicado em: 03/02/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Equipe técnica discute os últimos detalhes para liberação do primeiro trecho da nova travessia urbana de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Visando desafogar o intenso fluxo de veículos na altura da ponte do Cacau, na travessia urbana de Imperatriz, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho; o engenheiro Tuytuyguassu Rayol, da Secretaria de Trânsito e Transportes, Setran; o engenheiro-supervisor Josemar Filho, da construtora Prosul, e o técnico supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, Ogirlande Rodrigues, participaram de reunião para definir a liberação do trânsito nas marginais da BR-010.

O engenheiro da Prosul, Josemar Filho informou que a previsão para liberação do tráfego de veículos das novas pontes de concreto das marginais da rodovia deverá acontecer no próximo dia 25 (quinta-feira). “Esse é um prazo bem dilatado, pois se a chuva ajudar poderá ser liberado antes da data prevista”, avisa.

Segundo ele, o perímetro urbano com aproximadamente um quilômetro de extensão será liberado da ponte do Cacau até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, incluindo marginais dos lados esquerdo e direito da BR-010. Ele garantiu que todo trecho receberá sinalização horizontal e vertical. “Atualmente, a marginal possui apenas duas faixas de rolamentos, mas neste novo projeto terá três”, garantiu.

Josemar Filho disse que o projeto original contemplará 15 km de extensão, no trecho do viaduto da ferrovia, no Itamar Guará, indo até ao posto da Polícia Rodoviária Federal – PRF. “Nesse primeiro momento, vamos entregar esse trecho de um quilômetro, porém entrando recursos esse ano a previsão é que seja  feito mais cinco quilômetros”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho destaca a parceria da Prefeitura de Imperatriz e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, na finalização desse primeiro trecho a ser liberado das marginais da BR-010. “O município está viabilizando o projeto de iluminação pública e realizando o levantamento do trânsito para garantir mais segurança aos usuários neste novo trecho que será liberado da travessia urbana de Imperatriz”, disse.

Também participaram da reunião os engenheiros Pedro Henrique e Demosthenes Sousa, da Sinfra, que alinharam junto à equipe técnica do Dnit a minuta do projeto para definição do plano de trânsito a ser instalado na rotatória da BR-010, próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.