Infraestrutura

PREVENÇÃO

Trabalho de aumento da vazão do riacho Cacau começa a ser realizado no Parque Alvorada II

Retroescavadeira hidráulica aprofunda calha para diminuir alagamentos

Publicado em: 03/02/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Trabalho de aumento da vazão do riacho Cacau começa a ser realizado no Parque Alvorada II

Máquina retroescavadeira realiza aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II (Foto: Gil Carvalho)

Começou a ser realizado nessa terça-feira, 02, trabalho de aumento da vazão do Cacau, no Parque Alvorada II. Ação utiliza retroescavadeira hidráulica para aprofundamento da calha com objetivo de diminuir alagamentos, visando reduzir os transtornos causados pelas cheias do riacho. Frente de serviços é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Para fiscalizar o andamento dos serviços, o secretário Zigomar Filho, acompanhado dos engenheiros Demonsthenes Sousa e Pedro Henrique vistoriou, o início do trabalho de aprofundamento da calha do riacho Cacau. “Prefeito Assis Ramos determinou a realização desta ‘força-tarefa’ para diminuir os alagamentos no Parque Alvorada”, disse.

Ele assinala que estão sendo realizadas, desde o ano passado, intervenções em construção de galerias de drenagens profundas com mais de 1.300 km de extensão que beneficiará centenas de moradores dos bairros Vilinha e Parque Alvorada. Obras estão em fase de acabamento e deverão reduzir, consideravelmente, os impactos causados pelas chuvas fortes.

“Esse conjunto de obras e serviços contribui para melhoria da qualidade de vida dos moradores, facilitando o escoamento de águas pluviais e diminuindo os pontos de alagamentos nestes bairros”, explica Zigomar Filho.

Tecnologia

Para verificar com precisão os locais de aprofundamento da calha do riacho Cacau, o engenheiro Demonsthenes Sousa realizou levantamento aéreo das margens e da calha do rio para execução dos trabalhos preventivos de combate aos alagamentos no Parque Alvorada II. “É importante esse diagnóstico para atuarmos com precisão nestas áreas, assim como fizemos no riacho Capivara, na Vila Ipiranga”, conclui.

Infraestrutura