CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial da Água é celebrado com atividades na Vila Esmeralda

Durante ação foram utilizadas 286 mudas na revitalização do riacho Bacuri, no trecho que corta a comunidade

Publicado em: 22/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Dia Mundial da Água é celebrado com atividades na Vila Esmeralda

Atividades desenvolvidas pela Semmarh em parceria com alunos da Creche Irmã Sheila e da Uemasul (Foto: Maira Soares)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou na manhã de hoje ação de revitalização do riacho Bacuri, no trecho da Rua Manoel Francisco de Almeida, na Vila Esmeralda. As atividades foram desenvolvidas em parceria com alunos do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e da Creche Irmã Sheila.

“Todos os anos temos uma programação ampla e variada, onde a principal proposta da gestão municipal é levar à população informações e orientações sobre a importância dos recursos hídricos”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambienta da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, durante a ação foram plantadas cerca 286 mudas, das espécies, açaí, bacaba, ipê, ingá macaco, pata de vaca, Jucá, aleluia, caju, jaca, cedro, ipê amarelo, araticum, mutamba, cajuí, aroeira, jenipapo e sombreiro. Também foi erguido um alambrado de proteção ao entorno do riacho.

“A data serve para uma ampla reflexão sobre a importância da água em nossas vidas. Este período do ano é sempre marcado por ações educativas e comemorações relacionadas ao tema, incluindo a revitalização de riachos e doações de mudas”, disse Bárbara Brenda.

Segundo o engenheiro florestal e professor da Uemasul, Dalton Henrique Ângelo, a participação da universidade na programação, trata-se de “um projeto voluntário, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, que visa à restauração de área de preservação permanente nos perímetros urbano e rural. São matas ciliares, as margens do rio Tocantins e dos riachos que cortam a cidade, nascentes e outras áreas possíveis de restauração”, enfatizou.

A programação prossegue nesta quinta-feira (23), com doação de mudas de árvores e trabalho educativo, na Praça de Fátima, no centro da cidade.

4º DIA – 23/03/2023 (Quinta-feira)

AÇÃO: Doação de mudas de árvores e trabalho educativo.

Local: Praça de Fátima

Horário: 9h.

5º DIA – 24/03/2023 (Sexta-feira)

AÇÃO: Atividade educativa sobre água.

Local: Creche Hérica Barros de Jesus.

Horário: 9h.