Pesquisadores da Semmarh participam de curso de identificação de botânica

Durante dois dias ocorreram aulas teóricas e práticas sobre conhecimento das espécies ameaçadas de extinção

Publicado em: 05/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Pesquisadores da Semmarh participam de curso de identificação de botânica

Pesquisadores durante aula de campo no Parque Natural Municipal Arara-Azul (Foto: Maira Soares)

Como parte do curso de introdução à identificação de botânica, pesquisadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), participaram na manhã desta sexta-feira (05), de aulas de campo no Parque Natural Municipal Arara-Azul de Imperatriz. Os demais integrantes do grupo também conheceram no Parque Municipal a Erythroxylum ayrtonianum, espécie criticamente ameaçada de extinção e que faz parte das espécies alvo do PAT Meio Norte. Aulas teóricas sobre características das folhas, de flores e frutos, aconteceram no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, s/n, em frente à Praça União, nos dias 04 e 05.

A bióloga Natercia Camille Vasconcelos, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no projeto PAT Meio Norte, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido na região. “O projeto tem um papel fundamental na gestão das espécies que estão ameaçadas de extinção em nossa região. E curso ministrado durante dois dias em Imperatriz, é parte do plano de ação do PAT Meio Norte, sob a coordenação da Sema e que conta com uma participação efetiva da Semmarh”, destacou Natercia Camille.

Objetivo do curso é apresentar os princípios básicos da identificação botânica, bem como conhecer a importância e caminhos confiáveis para uma identificação botânica, aprender a utilizar chaves de identificação botânica, técnicas básicas de coleta e identificação em campo. Além de Imperatriz, participam das atividades os municípios de Davinópolis, Açailândia, Governador Edison Lobão, João Lisboa, São Francisco do Brejão, Senador La Rocque, São Pedro da Água Branca, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e Porto Franco.

De acordo com a Supervisora de Anuência de Fauna e Flora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e coordenadora do Pat Meio Norte no Maranhão, Leyciane Sousa, “a oficina foi direcionada aos servidores de municípios pertencentes ao projeto de identificação botânica aqui na região Tocantina que faz parte do plano de capacitação e educação ambiental do Pat”, disse Leyciane Sousa.

O Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte) é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O território do PAT Meio Norte está localizado na divisa entre os estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Sua área de governança é de aproximadamente 79.363 km² com abrangência dos biomas Amazônia (81%) e Cerrado (19%), compondo uma área de transição formada por ambientes únicos onde a Amazônia se mescla com o Cerrado brasileiro.