CONSCIENTIZAÇÃO

Publicado em: 02/06/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente é celebrada com seminário em Imperatriz

Estudantes e representantes de diversos seguimentos participam do seminário. (Foto: Maira Soares)

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), deu início na manhã desta quinta-feira (02), ao 2º Seminário Municipal de Meio Ambiente. O evento tem duração de dois dias, das 8h às 12h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Imperatriz.

“A proposta do seminário, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, é trazer à tona o debate de ideias e propostas de conscientizar a população quanto ao cuidado com o meio ambiente, sobre a promoção de práticas sustentáveis, além de apresentar informações que são fundamentais para a conservação ambiental, por isso um evento voltado para todos os seguimentos da sociedade”, explica a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Com o tema “Uma só terra: somos todos responsáveis”, no primeiro dia de programação os participantes acompanharam apresentação sobre a primeira Unidade de Conservação do Município de Imperatriz, com a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, e o presidente do Conselho da Unidade de Conservação, Léo Vieira.

As atividades contaram também com palestras sobre “A importância da educação ambiental e da coleta seletiva nas empresas”, com o engenheiro de Meio Ambiente da empresa Suzano, Alisson Daniel Fernandes Coelho; e "Crimes Ambientais", advogado ambientalista, Daniel Cavalcante, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Imperatriz. .

A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Bárbara Brenda Soares, também explicou a respeito do evento e da programação que visa conscientizar a comunidade para refletir sobre a importância do meio ambiente.

“A semana de meio ambiente tem como uma das principais finalidades promover ações que despertem na população atitudes e comportamentos para a adoção de estilos de vida sustentáveis e que venham contribuir com a cultura de uso racional dos recursos naturais, preservando assim o meio ambiente para as futuras gerações”, disse Bárbara Brenda.

A Semana de Meio Ambiente é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, para coincidir com a data de realização da conferência, com objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

No segundo dia de atividade, sexta-feira (02), consta a seguinte programação.

08h – Palestra – A proteção e recuperação de nascentes
Palestrante: Profª da UEMASUL, Cristiane Matos da Silva, Engenheira Agrônoma.

9h30 - Palestra – Queimadas: prevenção, combate e conscientização.
Palestrante: Grasyelle Tuany Varão Silva, Analista de Meio Ambiente da empresa VLI.

10h30m - Coffee break.

11h - Palestra – Plano Diretor: uma ferramenta para a gestão sustentável dos municípios.
Palestrante: Tereza Cristina Barros Marques – Arquiteta e Urbanista