Prefeitura Tá Na Área

ATENDIMENTOS

"Prefeitura tá na área" leva serviços diversos ao povoado Petrolina e Região

A próxima edição do projeto terá data e local definidos em quinze dias.

Publicado em: 29/04/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

"Prefeitura tá na área" leva serviços diversos ao povoado Petrolina e Região

Prefeito Assis, deputada estadual Janaina Ramos e vereadores e outros convidados, descerram placa de revitalização da praça. (Foto: Patrícia Araújo)

O povoado de Petrolina, um dos maiores da zona rural, recebeu neste sábado (29), a segunda edição do “Prefeitura tá na Área”, executado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio de todas suas secretarias e superintendências. Durante mais de cinco horas foram oferecidos à população atendimentos em diversas áreas.

Desde cedo o povoado de aproximadamente duas mil famílias começou a receber pessoas de povoados vizinhos. Os atendimentos na área de saúde como consultas médicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e a distribuição de cestas básicas e cestas de verduras e alimentos, chamadas de “cesta verde” ficaram nas dependências da Escola Municipal Juscelino Kubitschek.

A unidade de ensino recebeu uma reforma e climatização, assim como aconteceu com a unidade de saúde e as cinco ruas centrais, que receberam 1 km de asfalto e sinalização, e as demais ruas ganharam terraplanagem, segundo informou o secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez.

A outra parte do evento aconteceu na praça Raimundo Gomes Filho, que passou por revitalização. O local, que tem várias árvores, ganhou bancos, jardim, acessibilidade, entre outras.

“Antes ela tinha o nome de A Gente Faz Cidadania, mudamos para Prefeitura tá na área, e aliado a isso entregamos a praça, a pavimentação e com fé em Deus não vai ficar só nisso. Quero agradecer a cada servidor que veio para este evento na pessoa do secretário Eduardo, que é o grande maestro dessas ações, mas todos têm o meu respeito”, disse o prefeito Assis Ramos em discurso que citou os secretários e agradeceu a população a quem chamou de “nosso grande cliente”.

Assis Ramos disse que o chefe da realidade não é o prefeito, mas o povo. “Às vezes a gente não consegue fazer tudo, porque só quem faz tudo é Deus e no tempo dele, ainda mais eu, um mero mortal, pecador, não consigo fazer tudo, mas me esforço a cada dia para fazer o máximo possível. Até o fim do meu mandando foi continuar trabalhando e o povo é quem vai julgar se Assis Ramos foi bom ou ruim”, disse o gestor, acrescentando que a exemplo da zona urbana, a zona rural também precisa ser atendida pela gestão municipal. Assis adiantou que o projeto vai continuar e em quinze dias será definido o local e data do próximo “Prefeitura tá na área”.

Presente no evento, a deputada Janaina Ramos também discursou. À reportagem a parlamentar ressaltou que a segunda edição do projeto levou muitos serviços nas áreas de saúde, Educação, desenvolvimento social, mulher, cultura (música), desenvolvimento econômico, agricultura e beleza, dentre outros. “A gente faz aqui um pedido para toda a população do povoado que está aqui recebendo hoje esta praça, que zelem e cuidem deste patrimônio”, pediu a parlamentar

Ambulância do SAMU

Janaina Ramos acrescentou que após o dia 11 de maio vai destinar uma ambulância para a base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no povoado para atender exclusivamente toda a população dos dez povoados que integram a Região da “Estrada do Arroz”. Janaina disse que receberá as chaves da ambulância pessoalmente das mãos do governador Carlos Brandão.

Ações na praça

A praça Manoel Gomes Filho é uma homenagem a um morador tradicional do povoado. O filho dele estava presente ao evento e fez parte do dispositivo de honra, mas não fez uso da palavra. Também estiveram no palco com o prefeito e a deputada, os vereadores Roberto da Estrada do Arroz, Chiquim da Diferro e a secretária de Políticas para Mulher, Teresina Soares. O líder do governo na Câmara, Joáo Silva, estava presente, mas não subiu ao palco.

Bastante animado, após encerrar seu discurso, Assis realizou o sorteio de brindes entre os moradores presentes, o último deles foi uma TV. Antes, ele e Janaina participaram da entrega de cestas básicas e cesta verde aos moradores.

Com exceção dos atendimentos da área da saúde, o mais procurado foi a distribuição de pintinhos, torresmo e doces pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap). O Trio Cariri, com a participação do cantor Jordáo, animou os presentes a praça. As atrações artísticas foram providenciadas pela Fundação Cultural.

Em todas as áreas, os atendimentos foram dentro das expectativas da coordenação e das pessoas que os receberam. Na área da saúde, uma das mais procuradas, teve gente que conseguiu até três atendimentos diferentes, como foi dona Neusa Barbosa de Araújo. “Já me consultei, medi a pressão e agora me vacinei. Gostei muito, a Prefeitura está de parabéns”, disse a moradora de 70 anos.

A comerciante Rosangela Araújo Silva, que possui um comércio em frente a praça, disse que a revitalização do local e o asfaltamento da rua foi uma conquista muito grande para a população do povoado. Ela disse que a poeira era intensa no período seco e muitos políticos já haviam prometido asfaltar a rua, mas só agora na atual gestão finalmente o sonho dos moradores foi concretizado.

Prefeitura Tá Na Área