Expoimp

TECNOLOGIA

Escola Frei Manoel Procópio vence campeonato de robótica na Expoimp

Oito unidades da rede municipal participaram da competição realizada pela Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 11/07/2022 por Kayla Pachêco

Escola Frei Manoel Procópio vence campeonato de robótica na Expoimp

Robôs foram montados e programados pelos alunos integrantes dos clubes de robótica. (Foto: Kayla Pacheco e Sara Ribeiro)

Apresentação de recursos tecnológicos e metodologias de pesquisa, descoberta e construção de novas habilidades da era digital foram o grande atrativo da 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. Stand montado pela Prefeitura chamou a atenção dos visitantes do parque com laboratórios de ciências, matemática e robótica.

Além das ferramentas que incluem tela de toque sensível, impressora 3D, mão mecânica e aplicativos de realidade aumentada, durante os nove dias de evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o primeiro campeonato de futebol de robôs.

“Comecei a estudar sobre esses recursos no início do ano no clube de robótica da escola, nos encontramos no laboratório três vezes na semana no contraturno. E agora já montamos, fazemos programação de robôs e competimos. Os conceitos nos ajudam bastante no aprendizado de ciências. É muito bom porque a gente aperfeiçoa novas habilidades. Já queremos nos formar na área de tecnologia”, planeja Yara Mayara Gomes da Silva, 14 anos, aluna do 9º ano na Escola municipal Madalena de Canossa.

Equipe da Escola Frei Manoel Procópio foi a vencedora na disputa acirrada contra a Escola Giovanni Zanni, e Wady Fiquene ficou em terceiro lugar. Competição contou com a participação de oito clubes de robótica da rede municipal.

“O principal resultado dos investimentos da gestão Assis Ramos em recursos didáticos, tecnológicos e na qualificação de professores é justamente o protagonismo dos nossos estudantes”, ressalta José Antonio Pereira, secretário municipal de Educação.

Exibição de robôs montados e programados pelos integrantes dos clubes de robótica e ferramentas de aprendizagem com uso de recursos tecnológicos é fruto do investimento em modernização na estrutura física e pedagógica da educação municipal.

“O talento é a marca de nossos alunos. Quando orientados por profissionais competentes como os professores da rede municipal, o resultado não poderia ser outro. Inovação nos processos educativos e o desenvolvimento de altas habilidades. Parabenizo a equipe da Secretaria de Educação do município pelo pioneirismo na área de tecnologias. A Expoimp foi apenas uma amostra do trabalho que estamos realizando em todas as unidades da rede municipal. Em breve teremos competição ainda maior com robôs montados pelos alunos”, elogiou o prefeito Assis Ramos, durante visita ao stand da Prefeitura.

Expoimp