Expoimp

INFORMAÇÃO

Secretaria de Agricultura orienta participantes da feira agropecuária sobre cultivo adequado

Técnicos informam sobre serviços e conscientizam sobre as atividades executadas pelo setor em Imperatriz

Publicado em: 08/07/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Secretaria de Agricultura orienta participantes da feira agropecuária sobre cultivo adequado

Servidores municipais apresentam dicas importantes para quem visita o espaço. (Foto: Divulgação)

Em mais uma noite de participação na 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) esteve nesta quinta-feira (07) orientando participantes que visitavam o stand da Prefeitura no local. A SEAAP apresenta no espaço o trabalho que a pasta vem realizando no município em várias áreas de atuação. 

Essas atividades incluem a criação de mudas de árvores frutíferas, arbóreas e também algumas variedades de plantas. A produção delas fazem parte das atividades desenvolvidas por meio do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), que fabrica centenas de mudas por semana no local. A distribuição é feita pela SEAAP, para aqueles que querem plantar os exemplares disponíveis.

De acordo com o secretário de Agricultura, Raimundo Roma, os técnicos orientam no espaço os participantes da feira sobre o manejo adequado e o cultivo dessas mudas. “Expomos nossas ações, no apoio à Agricultura Familiar, ensinamos sobre o cultivo dessas árvores, plantas e hortaliças, como manejar da maneira correta. Também falamos como criar canteiros suspensos e hortas em pequenos espaços como quintais, condomínios ou escolas”, explica. 

Equipe convesa com participantes da Expoimp. (Foto: Assessoria)

No local, a SEAAP mostra as ações de apoio à Agricultura Familiar, com os convênios que barateiam a análise do solo e seus técnicos agrícolas especializados para auxiliar. A pasta também realiza a execução do Programa Alimenta Brasil (PAB) em Imperatriz, cede aos pequenos produtores rurais o maquinário agrícola para a preparação do solo, plantação e tratamento da colheita realizada  

É possível conferir com os expositores e material informativo no local o Selo de Inspeção Municipal, que dá certificado de qualidade dos produtos artesanais de origem animal e vegetal, produzidos por pequenos e médios empresários, agricultores e produtores da cidade. O serviço é uma marca de qualidade e higiene da fabricação de artigos alimentícios, como leite, açaí, doces, queijos, poupas de frutas e diversos outros.

Sobre a participação na Expoimp, a coordenadora de projetos, Bruna Fernandes, comenta que é uma aproximação com a sociedade. "A população que vem curtir a festa, também entra em contato com aquilo que compete a uma pasta tão importante como essa. É a Agricultura Familiar, o apoio ao cultivo das mais diversas espécies de árvores e hortaliças, o nosso tão essencial selo, o que fazemos ali no CDT. É realmente um trabalho de aproximação com a população em todos os sentidos", diz. 

Produtos expostos pela Secretaria de Agricultura. (Foto: Assessoria) 

Expoimp