Hospital Municipal de Imperatriz

MEDIDA

Socorrão discute revisão de fluxos e programação para retorno das cirurgias eletivas

Pacientes da lista de espera devem procurar o Centro de Especialidades Médicas Três Poderes para reagendar procedimentos e atualizar exames pré-operatórios

Publicado em: 20/08/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Socorrão discute revisão de fluxos e programação para retorno das cirurgias eletivas

Equipe técnica e os médicos já estão prontos para retomar as cirurgias de todas as especialidades, aguardando apenas a redefinição de alguns protocolos. (Foto: Maria Almeida)

Em reunião realizada na terça feira, 18, no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, foi discutida a organização dos fluxos internos e programação da logística de retorno das cirurgias eletivas, suspensas desde o início da pandemia. A Diretoria Geral, Administrativa e Clínica da unidade tiveram a iniciativa para agilizar o processo de retomada e montar um protocolo que ofereça segurança na realização dos procedimentos cirúrgicos.

Participaram do encontro, coordenadores médicos das especialidades de neurocirurgia, clínica médica, bucomaxilofacial, vascular, urologia, cirurgia geral, ortopedia e cardiologia. “Estamos revendo os protocolos de todos os atendimentos especializados para realinharmos os fluxos, pois ainda estamos em um período de pandemia e faz-se necessário uma programação pra um retorno de forma segura, tanto para os pacientes quanto para os profissionais” – explicou a Diretora Marília Carvalho.

Segundo ela, o retorno acontece de forma gradativa, inclusive algumas já estão sendo realizadas. No entanto, a partir da próxima semana novas especialidades entram no cronograma. Vale ressaltar que as cirurgias são agendas pelo Centro de Especialidades Médicas Três Poderes, CEMI. Pacientes que estão na lista de espera devem procurar o setor para dar continuidade ao processo de agendamento, bem como atualizar exames pré-operatórios.

O centro cirúrgico do HMI apenas faz as cirurgias já programadas. Entre eletivas e de urgências são realizados de 600 a 800 por mês. “Organização, planejamento e adoção de medidas de segurança é fundamental” – ressaltou a Diretora Administrativa, Telma Neiva, ao informar que a equipe técnica e os médicos já estão prontos para retomar as cirurgias de todas as especialidades, aguardando apenas a redefinição de alguns protocolos.

 

 

Hospital Municipal de Imperatriz