AVANÇOS

Prefeito Assis Ramos fala sobre Educação, Saúde e Infraestrutura

Gestor municipal enfatizou que está em busca diária de soluções para melhorar a qualidade de vida da população

Publicado em: 05/06/2024 por Elton Sales

Chefia de Gabinete

Prefeito Assis Ramos fala sobre Educação, Saúde e Infraestrutura

Ao longo da conversa, o prefeito compartilhou suas perspectivas sobre os avanços e desafios da gestão municipal (Foto: Mariana Campos)

Em entrevista concedida à Rádio Mirante FM nesta quarta-feira (5), o prefeito Assis Ramos abordou temas de relevância para a população de Imperatriz, como Educação, Saúde e Infraestrutura. Ao longo da conversa, o prefeito compartilhou suas perspectivas sobre os avanços e desafios da gestão municipal, respondendo às perguntas do radialista Mano Santana e dos ouvintes.

Assis Ramos destacou as ações realizadas em relação à educação durante sua gestão, incluindo a construção e modernização de mais de 70 instituições de ensino. As mais recentes são a creche do Parque Anhanguera e a escola Santos Dumont, no Bacuri, com capacidade para atender um total de mil estudantes. “Em sete anos e seis meses, priorizamos o que consideramos mais importante: a qualidade da educação”, afirmou o prefeito.

Além disso, Assis ressaltou a importância da valorização dos servidores, reconhecendo as conquistas em relação às greves. “Nunca tivemos uma greve, não apenas na área da educação, mas entre todos os servidores. Esse trabalho iniciou com Zé Antônio, quando ele era secretário de Administração. Sempre priorizamos o diálogo com as categorias”, disse o prefeito.

Ao abordar a área da Saúde, ele reconheceu os desafios enfrentados, principalmente a superlotação do Hospital Municipal de Imperatriz — Socorrão. Ele explicou que o aumento da demanda se deve à falta de investimentos em saúde pública por parte do Governo do Estado e do Governo Federal, e que a Prefeitura de Imperatriz faz o possível para atender a todos os pacientes, mesmo com recursos limitados.

Ele comparou a situação a um ônibus com 300 vagas, mas, neste caso, é um hospital com 300 leitos que chega a receber até 600 ou mais pessoas de várias regiões. “Com esse alto número, é claro que alguns pacientes ficarão mal acomodados e que podem faltar remédios. A cidade de Imperatriz recebe pacientes dos municípios próximos, e ainda de todos os estados vizinhos”, explicou.

Assis Ramos também ressaltou a necessidade de um olhar mais amplo para a saúde pública, indo além do atendimento hospitalar. Ele criticou a atuação do Ministério Público e da Defensoria Pública, que, segundo ele, se concentram apenas no Socorrão e ignoram os problemas em outras áreas, como a falta de saneamento básico, que também impactam na saúde da população. “A área da saúde é tripartite, ou seja, um serviço que requer investimentos tanto do Município quanto dos governos federal e estadual. No entanto, a cobrança, vinda do judiciário, recai apenas sobre mim”, afirmou.

O prefeito reconheceu a existência de problemas de infraestrutura na cidade, como os buracos nas ruas. Ele atribuiu esses problemas principalmente à falta de saneamento básico, de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

“Se tivéssemos uma empresa que fizesse o saneamento básico, a situação das vias estariam bem melhor. Estou comprometido em buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Acredito que, por meio do diálogo, da parceria e do trabalho conjunto, podemos superar esses desafios e construir uma Imperatriz com uma infraestrutura moderna e eficiente”, afirmou o prefeito.

Ao longo da entrevista, o prefeito Assis Ramos demonstrou compromisso com a população de Imperatriz, reconhecendo os desafios existentes e buscando soluções conjuntas para as áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura. Ele ressaltou a importância do diálogo com a comunidade e dos investimentos em áreas prioritárias para o desenvolvimento da cidade.